Seleção feminina voltará a cruzar-se com Espanha no Euro 2017

Portugal irá jogar no Grupo D, no Campeonato da Europa do próximo ano. A equipa orientada por Francisco Neto foi sorteada no Pote 4 e terá uma tarefa difícil para seguir em frente na prova.

selecao2

Foto: FPF

A seleção nacional de futebol feminino conheceu hoje os adversários que terá de enfrentar na fase de grupos do Campeonato da Europa de 2017, que irá ocorrer em Roterdão. Naquela que será a sua estreia em Europeus, Portugal (40º do ranking FIFA) terá de enfrentar a Espanha (14º), a Escócia (21ª) e a Inglaterra (5º), respetivamente, no grupo D da competição.

A equipa das quinas reencontrará, assim, na primeira jornada, a formação do país vizinho, já que as duas se enfrentaram na fase de qualificação para esta prova. As jogadoras espanholas superiorizaram-se, tanto dentro de portas como fora (2-0 e 1-4), e acabaram por ficar na frente do grupo mas denota-se algum equilíbrio no registo histórico entre as duas equipas. No total de cinco jogos, Portugal venceu dois e perdeu três. Assim, e apesar do favoritismo das “nuestras hermanas”, que contam com duas presenças em fases finais, Portugal terá a oportunidade de igualar o registo, na sua estreia na competição, no dia 19 de Julho.

Quatro dias depois, Portugal enfrentará a Escócia, num duelo entre duas seleções estreantes na competição. Contudo, as escocesas são, na teoria, favoritos, e o registo de confrontos entre as duas equipas demonstra relativamente bem o desequilibrar da balança. Em dez jogos, Portugal venceu dois deles, ambos a contar para a fase de qualificação do Europeu de 1995. Desde então, houve cinco derrotas e três empates.

Na terceira jornada (27 de Julho), o confronto será frente a uma das maiores candidatas a vencer a competição, a Inglaterra. A seleção britânica nunca venceu o Europeu, tendo perdido duas finais, mas vem de um terceiro lugar no Mundial de 2015, ocorrido no Canadá. Após ter perdido o acesso à final frente ao Japão, as inglesas venceram a poderosa Alemanha, no jogo de “consolação”. Francisco Neto terá aqui, na teoria, o osso mais duro de roer e um enguiço a quebrar. Portugal nunca conseguiu vencer a Inglaterra.

Ainda sobre o sorteio, o grande destaque vai para o grupo B, onde se cruzarão a Suécia e a Alemanha, duas candidatas à vitória final, logo na primeira jornada.

Sorteio completo:

Grupo A: Holanda, Noruega, Dinamarca e Bélgica

Grupo B: Alemanha, Suécia, Itália e Rússia

Grupo C: França, Suiça, Islândia e Áustria

Grupo D: Inglaterra, Espanha, Escócia e PORTUGAL

Para além da estreia de Portugal em fases finais, este será o primeiro Campeonato Europeu com 16 seleções (o anterior formato contava com 12 equipas).

Texto de Rafael Soares.

Anúncios