Quem ocupará o lugar de Jonas no ataque do Benfica?

A imprensa desportiva portuguesa avançou, esta tarde, que Jonas foi sujeito a uma intervenção cirúrgica ao tornozelo, depois de uma lesão contraída na conquista Supertaça, frente ao Sp. Braga (3-0). O avançado internacional brasileiro estará de fora por um período ainda desconhecido mas é certo que falhará o jogo inaugural do Benfica, na Liga NOS, em Tondela.

O Box-to-Box decidiu tentar entrar na cabeça de Rui Vitória e perceber quais as dúvidas e as incertezas que o técnico português terá em escolher o substituto para o lugar do máximo goleador das águias.

510717466-benficas-forward-jonas-celebrates-scoring-gettyimages

Getty Images.

A nossa escolha: 

Gonçalo Guedes – O jovem português foi utilizado a época passada no lado direito do ataque, mas nesta pré-época Rui Vitória testou-o no centro, no apoio direto ao ponta-de-lança, e o resultado foi positivo. Guedes sabe descer no terreno para ter bola, segura bem o esférico e sabe distribuir jogo. Claro que há muitas diferenças com Jonas – oferece mais profundidade e tem menos golo -, mas pelos jogos amigáveis, será uma opção a ter muito em conta.

As outras opções de Rui Vitória: 

Raúl Jímenez – À primeira vista seria o substituto natural de Jonas, até pelo dinheiro que custou aos cofres dos encarnados. No entanto há que salientar que o desempenho de Jonas, enquanto segundo avançado, é muito peculiar pois para além da sua veia goleadora, o brasileiro é muito inteligente tacticamente e sabe segurar a bola nos diversos momentos do jogo. Ora Raúl Jímenez já mostrou ter dotes e ‘fome’ pela baliza adversária, mas terá sérias dificuldades em desempenhar o papel de Jonas, uma vez que o número 10 das águias é visto como um dos principais organizadores de jogo.

André Horta – O médio português chegou a atuar na posição de segundo avançado, tal como alinhava no V. Setúbal, nesta pré-temporada, e dada a confiança que Vitória tem demonstrado no jogador de 19 anos será sempre uma opção a ter em conta.  No entanto, a sua subida no terreno de jogo implicaria que o técnico das águias tivesse que reformular o meio-campo e isso poderá depender da adaptação do também reforço Danilo. 

Talisca – Quando chegou ao Benfica, e com Jorge Jesus ao leme dos encarnados, Talisca entrou no onze como falso avançado, atuando atrás do ponta-de-lança. No entanto, e desde que Rui Vitória assumiu o comando técnico, Talisca foi quase sempre utilizado no meio-campo na posição denominada de oito. Além disso, nesta pré-temporada, o brasileiro não alinhou um único minuto pelas águias e estará praticamente certa a sua saída da Luz. A imprensa desportiva chegou mesmo a noticiar que o número 30 já nem treina junto dos companheiros.

Jovic – O sérvio tem pouco espaço no plantel, mas a lesão do brasileiro pode ser uma janela de oportunidade. Apesar de não ser muito alto, Jovic é um avançado mais posicional e atua junto à área – à semelhança de Mitroglou. A pré-época discreta e sem golos faz com que parta um pouco mais atrás na luta por um lugar.

Benítez – Chegou este verão à Luz com o rótulo de extremo, mas depressa Rui Vitória o colocou no meio nos jogos particulares. O argentino é forte fisicamente e tem capacidade para aparecer em várias zonas do terreno, o que é uma vantagem na luta pela vaga de Jonas. O facto de ter rotinas de médio ala e ter pouco golo pode pesar na escolha do técnico português.

Zivković – É apontado como uma das grandes promessas do futebol sérvio mas teve um azar logo no primeiro jogo: sofreu uma entrada dura e saiu lesionado. Tendo em conta que não foi convocado para o jogo da Supertaça é possível que ainda não esteja a 100% fisicamente e que não seja opção para Rui Vitória. 

Rui Fonte – O avançado português teve direito a alguns minutos na pré-época e o seu desempenho foi razoável, apontado um golo – o mesmo registo de Mirtolgou e Jonas. No entanto, muito dificilmente será uma opção para Rui Vitória enquanto titular, até mesmo pelo facto de não ter nem metade das características de Jonas. 

 

Texto de Francisco Amaral Santos e Lourenço Martins de Carvalho
Anúncios