FC Porto 3-1 Académica de Coimbra: Dragões voam para o novo ano como líderes do campeonato

FC Porto e Académica defrontaram-se esta noite, jogo a contar para a 14.ª jornada da Liga. Visto que os estudantes já se encontram afastados da Taça da Liga, este foi o último jogo que disputaram no ano de 2015. Por outro lado os dragões ainda contam com a visita do Marítimo, dia 29.

Ainda antes do apito inicial, já se festejava nas bancadas. Isto porque o Sporting tinha perdido por uma bola na Madeira, contra a União.
A turma de Lopetegui partia assim para este jogo sabendo que, caso vencesse, passaria para o primeiro lugar do campeonato e iria visitar o estádio de Alvalade dia 2 de Janeiro com mais um ponto que os leões.

O Porto entrou forte no jogo, mostrando que queria aproveitar a oportunidade de liderar o campeonato. Ao minuto 4′, excelente jogada de Brahimi na ala esquerda, onde assistiu Corona que rematou contra Iago, evitando assim o defesa males maiores logo nos primeiros minutos.
Porém, pouco tempo depois (7′), Danilo Pereira acabaria por dar vantagem aos azuis-e-brancos. Canto na esquerda batido por Layún e o médio português, mais alto que todos, cabeceia para dentro da baliza de Trigueira. O guarda-redes não ficou muito bem na fotografia.

O FC Porto estava a realizar um dos melhores começos da época. Encostou a Académica no seu meio-campo defensivo, e Casillas era um simples espectador dentro de campo. Ao minuto 20′ Danilo, com um excelente remate de longe, ficou a centímetros de bisar no jogo.
Os dragões dominaram os primeiros 45 minutos, ainda assim os estudantes, pouco antes do apito para intervalo, conseguiram estar por cima do jogo.

Bruno Esteves, árbitro nomeado para o jogo, apitava pela última vez na primeira parte. A equipa da casa ia para os balneários como líder do campeonato.

FC PORTO - MOREIRENSE 11 JORNADA LIGA 2011/2012

Estádio do Dragão: FC Porto – Académica de Coimbra. Jogo a contar para a 14ª jornada da Liga NOS

 

O FC Porto não entrou no segundo tempo tão forte como no primeiro, não conseguindo criar ocasiões de perigo. Ainda assim, ao minuto 54′,  os dragões ampliavam a vantagem por intermédio de Aboubakar. Um excelente livre na esquerda executado por Layún – que faz a segunda assistência no jogo e sétima no campeonato – e o camaronês cabeceou para o fundo das redes. De realçar que o avançado não marcava para a Liga desde o dia 9 de Novembro.
Após o segundo golo o FC Porto ficou mais seguro e continuou por cima do jogo. Ao minuto 72′ nascia o terceiro golo para os dragões… E que golo!!
Excelente jogada de Corona pelo lado direito ao driblar um adversário, assiste Herrera onde o médio mexicano – cheio de classe – desvia de calcanhar e bate pela terceira vez o guardião Trigueira. Excelente entendimento entre os mexicanos.

(Ainda que a ganhar por 3-0 ouviam-se assubios no Dragão, isto porque Lopetegui optou por lançar Bueno a jogo não dando assim oportunidade a André Silva de se estrear pela equipa principal. O público não gostou).

A académica conseguiu reduzir o marcador (84′). Bom entendimento entre Rabiola – que se encontrava em posição irregular – e Rui Pedro, onde este finaliza de excelente forma. Casillas era batido pela segunda vez para o campeonato, no estádio do Dragão.
Pouco antes do apito final, Aboubakar teve ainda uma perdida incrível de bisar (87′).

O jogo chegava ao fim. A turma de Lopetegui segue assim para o novo ano como líder do campeonato.
Espera-nos um grande clássico no segundo dia do novo ano, com os dragões a irem visitar os leões.

12376038_10153828853419485_7805600555091855464_n

O camaronês Aboubakar voltou a marcar para a Liga, após ter passado mais de um mês desde a última vez que conseguiu este tento.

DESTAQUES:

Layún: o lateral mexicano voltou a mostrar a sua qualidade e facilidade em executar cruzamentos de excelente qualidade, assistindo dois dos três golos marcados pela equipa portista.

Danilo: o médio português marcou o primeiro golo dos dragões e fez provavelmente o seu melhor jogo esta época.

Aboubakar: ainda que não tenha realizado o seu melhor jogo, o avançado voltou a marcar para o campeonato, mais de um mês depois da última vez. Depois de esta semana ter dado a vitória frente ao Feirense com o único golo do jogo, o camaronês voltou a marcar. Parece que os golos estão a regressar.

Anúncios