ESpecial Derby SL Benfica VS Sporting CP – Uma visita ao passado recente

Hoje às 17 horas vai haver um derby intenso e dos mais acesos dos últimos anos. Jorge Jesus é o protagonista principal: para os sportinguistas pode ser o “herói” que precisam há (9) anos para vencer na Luz. Para os benfiquistas é o vilão da história, depois de seis bonitos anos a dar a cara pelo clube, volta a um sítio que bem conhece mas pelas cores do rival. Certo é que já existiram outros derbies que todos nos lembramos por alguma razão. Seja campeonatos ou jogos a feijões, uma vitória sobre o rival tem sempre um sabor especial.

.

Benfica 1-3 Sporting (2005/2006)

A última vitória do Sporting sobre o Benfica no Estádio da Luz data a 28 de janeiro de 2006. Já lá vão 9 anos. Na altura, os leões ganharam e bem. O Benfica entrou à altura e encontrou um Sporting nervoso. Mas foi pura ilusão. Apesar d emarcar primeiro – penalty convertido por Simão Sabrosa aos 27 minutos – a equipa encarnada não conseguiu tomar conta do jogo. O penalty batido por Sá Pinto aos 64 minutos desmoronou o Benfica comandado por Ronald Koeman, que perdeu totalmente o rumo do jogo. Depois, apareceu o suspeito do costume: Liedson. Em nove minutos, o avançado brasileiro bisa na partida (73 e 82min) e confirma o domínio leonino perante um Benfica sem ideias.

.

Benfica 2-0 Sporting (2009/2010)

Um Benfica limitado sem Maxi Pereira e com Saviola a meio gás defrontou o Sporting de Carlos Carvalhal com apenas Liedson na frente e com uma defesa reforçada com Pedro Mendes e Miguel Veloso. Na primeira parte os leões foram mais criativos e os encarnados tentavam apenas  travar as ofensivas leoninas. Ao intervalo sai Éder Luís e entra Pablo Aimar, o maestro que conduziu a equipa do Benfica à vitória em mais um derby. O camisola 10 trouxe a dinâmica que faltava à equipa. Numa altura em que se limitava a resistir em campo, Cardozo empurrou a equipa para a frente ao concluir um remate cruzado de Coentrão. Aos 79 minutos, Aimar finta Grimi e Rui Patrício e atira com toda a classe (e pouco ângulo) para o 2-0 final.

.

Benfica 2-0 Sporting (2013/2014)

Leonardo Jardim prometia surpreender Jesus mas com o temporal voou o factor supresa dos leões. No derby, adiado para uma terça-feira, devido à queda da parte da estrutura do Estádio da Luz, o Benfica fez questão de estabelecer as diferenças com o Sporting. A equipa encarnada foi mais rápida, forte e astuta. O talento de dois argentinos de águia ao peito ditaram o fecho de um derby favorável ao Benfica. Aos 27 minutos, Nico Gaitan faz o 1-0 após um recuperação de Fejsa sobre Adrien. Na direita, Maxi Pereira cruza tenso para o extremo encarnado que, dentro de área, ganha a frente a Cedric e cabeceia para o primeiro do Benfica. A equipa da casa jogava bem à bola enquanto os leões  se revelavam expectantes e com poucas ideias de construção. muito devido à ausência de William Carvalho. Na segunda parte, o momento de génio foi de Enzo Perez. Ao minuto 76 o argentino senta Eric Dier e de pé esquerdo atira para o fundo das redes de Rui Patrício. O Benfica saía deste jogo líder isolado e com mais 5 pontos que o Sporting.

Anúncios