Opinião – Jornada de derby lisboeta

Este fim-de-semana joga-se a 20ª jornada do Campeonato e temos um Sporting vs Benfica como prato principal. Os dois grandes de Lisboa – e de Portugal – encontram-se no Estádio de Alvalade, num jogo que pode ser muito importante nas contas finais da Liga.

O jogo realiza-se domingo às 20h00

O jogo realiza-se domingo às 20h00

Os leões, por jogarem em casa e por terem a obrigação de ganhar para continuarem na luta pelo título, podem partir com um ligeiro favoritismo. Contudo, neste tipo de jogos, nunca há verdadeiros favoritos e, por vezes, a equipa que menos se espera é a que consegue vencer.

Na minha opinião, este jogo é decisivo para o Sporting e muito importante para as águias. Os verdes e brancos estão no 3º lugar, a sete pontos do Benfica, e se perderem ou empatarem ficam com as contas do Campeonato muito mais complicadas. Acredito que os leões vão entrar fortes no jogo e tentar marcar cedo.

Por outro lado, se vencer, o Benfica dá um passo muito importante. Não só porque deixaria os rivais de Lisboa a 10 pontos, como daria uma machadada no FC Porto. Se há jornada em que os adeptos portistas acreditam que os encarnados podem perder pontos é nesta; e por isso, se as águias conquistam os três pontos, é um murro na confiança dos azuis e brancos.

Outro ponto que pode ser importante é a ausência de Gaitán. O argentino é o maestro da equipa e a diferença de qualidade para os seus possíveis substitutos é enorme. Se tivesse no lugar de Jorge Jesus e esta ausência se confirmasse, colocaria Pizzi no lado esquerdo do ataque. O português ataca bem e defende melhor que Ola John. Além disso, podia fechar mais ao meio em certos momentos do jogo e assim ajudar Talisca e Samaris na luta a meio-campo.

O meu desejo para o derby é que seja uma partida bem disputada, com as duas equipas à procura da vitória e espero que o árbitro esteja à altura do jogo. No final, que ganhe o melhor.

Anúncios