OPINIÃO – Uma ‘Mão de Deus’ fora das quatro linhas

Há coisas que não batem certo. Parece que, por vezes, a comunicação social tenta virar as coisas do avesso para as ter ao seu favor. No futebol é quase sempre ao contrário porque os orgãos, como a FIFA e a UEFA, prestam declarações e opiniões sobre tudo e todos mas só a favor aos seus entes queridos e da crítica a muitos, que trabalham tanto mais que os outros para alcançar os seus objetivos

Neste caso específico, falo da chamada de Messi ao lote de 3 melhores do Mundo, para o prémio Bola de Ouro, a par do alemão Manuel Neuer e o português Cristiano Ronaldo. A chamada de Messi não me parece tão irregular como muitos apontam, porque se olharmos para os números, percebemos que apesar de não estar na sua melhor forma, o argentino conseguiu ser peça fulcral no Barcelona e na seleção albiceleste. Contudo, títulos coletivos no ano civil de 2014 foram zero, e isto também tem de ser contabilizado na calculadora dos principais orgãos do futebol.

dimaria-gol

O seu compatriota Di Maria fez a melhor temporada de que há memória e numa faceta ainda não conhecida (jogou como interior esquerdo, deixando a vaga de extremo para Gareth Bale) e o Real Madrid ganhou uma pedalada no meio-campo como há muito não havia memória. Com a sua ajuda, os ‘merengues’ conquistaram a Liga Espanhola, Taça do Rei e a 10ª Liga dos Campeões. Com esta excelente prestação, a Argentina, no Mundial 2014, foi levada às costas não pelo habitual Leo Messi, mas sim pelo irreverente Di Maria. Se bem, que para surpresa de todos, o vencedor de melhor jogador do Mundial 2014 não foi parar nem a Di Maria, nem a nenhum jogador dos vencedores alemães, mas sim ao camisola 10 do Barcelona.

435065_heroa

Curiosamente, esta semana Ángel Di María foi eleito o melhor jogador argentino de 2014 a atuar fora do país, batendo assim o ‘El pulga’ Messi, numa votação levada a cabo por jornalistas argentinos. E se os próprios argentinos têm esta opinião, deixo a pergunta: será que a ‘mãozinha’ da FIFA e da UEFA já não estará notória de mais? Ou estará apenas manchada?!

Rui de Sousa

Anúncios