Yu Dabao – O melhor jogador chinês que já passou por Portugal?

Yu Dabao foi um jogador que causou muito burburinho em Portugal. Em 2006-2007 ingressou na equipa de juniores do Benfica e cedo deixou a sua marca. Impressionava pela sua estampa física (muito poderoso), robustez e instinto de matador. Era o goleador máximo da sua equipa e muito se falava da possibilidade de integrar o plantel sénior no futuro, levando muita gente a almejar-lhe um futuro muito risonho. Contudo, o tempo veio a provar o contrário.

Na sua primeira época de sénior foi emprestado ao Desportivo de Aves, com os dirigentes benfiquistas ansiosos para ver a sua nova estrela a despontar, mas nada correu como esperado (apenas 1 golo em 12 jogos). Nos dois anos seguintes seguiram-se empréstimos ao Olivais e Moscavide e Mafra onde voltou a ficar muito aquém das expectativas.

20594_ori_yu_dabao

Os números que apresentou nestas 3 épocas ficaram muito longe do que se esperava do internacional chinês desde os tempos dos juniores do Benfica, não conseguindo assim convencer os responsáveis benfiquistas. Com naturalidade, sucedeu-se o seu regresso a casa, assinando pelo Tianjin Jeda, onde se manteve durante 2 épocas até assinar pelo seu actual clube Dalian Aerbin (actuou ao lado de Seydou Keita e Fábio Rochemback em 2012). De frisar que este ano a sua equipa desceu de divisão, ficando em penúltimo lugar.  Como referimos anteriormente, o jogador já actuou pela selecção principal da China, tendo até ao momento 19 internacionalizações e 5 golos apontados.

Com actualmente 26 anos, já não se pode esperar muito de um jogador que apenas brilhou nas camadas jovens e que nada provou no futebol sénior até ao momento, mas é verdade que a sua passagem por Portugal abriu as portas a alguns compatriotas, mas até ao momento sem efeitos práticos. Em jeito de conclusão, resta apenas dizer que, Yu Dabao, apenas pode ser considerado ‘flop’ pelo frenesim causado pela comunicação social.

C

Anúncios